terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dias de Estágio

Como alguns sabem, dediquei-me nestes ultimos 2 anos a dar formação a adultos e jovens.
A última turma com quem estive (de adultos) entrou em estágio na passada 6ªf. Claro que os nervos eram mais do que muitos...! Vai correr bem? Serei capaz? Questões como estas assaltaram os ultimos dias de aula, que antecederam tão importante acontecimento.
A ligação afectiva que se construíu entre nós (formadora/ formandas) tem-me feito pensar bastante nesta questão do estágio...
A verdade é que a nossa vida é um estágio permanente.

O namoro é um estágio para o casamento.
Os 1ºs tempos de casados, são um estágio para o que será ou não o resto da nossa vida. Cada vez mais é "ou não". O estágio acaba e o casamento também, porque ninguém está para aturar um parceiro ressonador, pouco ajudador e que teima em deixar a roupa suja fora do cesto...
A gravidez é um estágio para a maternidade e para a mais avassaladora mudança de vida, aliás, a gravidez é um estágio para deixarmos de ser "eu" e passarmos a ser "nós"!!! O bebé nasce e o estágio acaba! Bem vindos ao mundo dos crescidos!!
O casamento acaba.
O divórcio é o estágio para a nova vida de solteiro, ficamos diferentes, seja fisica ou emocionalmente. Os 1ºs dias desse estágio são bem difíceis, a solidão, o silêncio tornam-se companheiros permanentes ou também há a outra modalidade: BORGA, BORGA, BORGA. Eu disse que ficávamos diferentes...! Muitas vezes com o divórcio começamos a fazer coisas nunca antes imaginadas!!
Bem, e a vida continua e os estágios também. Estágio da faculdade, do novo emprego, da nova casa, do novo carro... estamos sempre em estágio e ao contrário de alguns estágios em que eramos avaliados, observados e por vezes, torturados, nestes estágios da vida acabamos por ser nós próprios, os avaliadores. Por vezes críticos demais e exigentes de menos.

Até já!!

P.S.: Bom estágio à turma AE33, ao Pedro e a quem está a estagiar na vida.

6 comentários:

  1. É verdade... a vida é um estágio constante.
    E nunca acaba, todos os dias, horas ,minutos ... continuamos a nos formar ou melhor a moldarmos à vida ;))))

    ResponderEliminar
  2. E são esses estágios que nos fazem crescer, chorar, amar e ser felizes :-)
    Bjs nossos!

    ** Gaja //

    ResponderEliminar
  3. Está a ser um estágio e tanto
    nunca suei tantos narizes na minha vida
    BEIJOS

    ResponderEliminar
  4. ... e estou a estagiar para envelhecer, começam os cabelos brancos, as dores de costas, as lembranças longinquas, os pais velhos e os avós a partir, ... , tomo lugar nas carruagens de trás, pq as da frente já são mto dinâmicas para mim, vou sentar-me ali quentinho ao pé destas velhotas ... sim ...

    ResponderEliminar
  5. Este estágio está a dar cabo das minhas ossadas
    Mas aquelas carinhas larocas e mimos,fazem
    desaparecer as dores.
    Então as meninas ai as meninas
    BEIJINHOS.

    ResponderEliminar