terça-feira, 14 de setembro de 2010

Prova Superada e mais 10 anos em cima...

Hoje o título sugere um anúncio, mas não é...ou será que até é? Pensando bem... há aqueles anúncios que publicitam a perca de peso em menos de 1 dia (conhecem, certo?) e eu descobri hoje como é que se envelhece 10 anos em apenas umas horas... Comentário à parte: quando se lêem as revistas da especialidade e se houvem familiares e amigas a conversa é sempre a mesma "os filhos dão trabalho...mas compensa", "os filhos dão chatices...mas vale a pena", "o parto traz muita dor... mas depois esquecemos", "blá, blá, blá!!!", ninguém diz é que na entrada para a escola do 2ºciclo, as nossas amadas criancinhas são engolidas!!! ainda estou a processar, engolidas pelo quê... talvez pelo sistema do salve-se quem puder...
Voltando ao texto inicial, hoje perdi seguramente 10 anos entre as 8h15 da manhã e as 13h30, conseguem bater este verdadeiro recorde??? Of course not, don't be ridiculous!!! Este período de tempo corresponde exactamente ao tempo que a Princesa Minha Filha esteve entregue à sua nova escola. Pois, quem me conhece, a mim e à minha história (leia-se FILHA) talvez entenda um bocadinho do que é que eu estou a falar.
A ansiedade é uma coisa LIXADA, desculpem o palavrão e mais lixado ainda é a consciencialização da perda de controle que deixamos (ou melhor, eu deixo) de ter sobre as nossas crias, a minha cria.

A verdade é que a miúda chegou inteira (PROVA SUPERADA) e eu, eu parece que levei uma tareia...

Aqui fica o desafio, se alguém achar que consegue "bater" este recorde de anos perdidos no mínimo tempo possível, é só dizer!!

Até já!!!

P.S: Isto é só o início do que espero que venha a ser uma GRANDE AVENTURA, das boas!!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Setembro - Mês de Recomeços ou Novos Começos e as Estrelas Michelin

Bem vindos a Setembro!!!
Já comecei a trabalhar!!

Começam as vindimas, o Outono, as castanhas assadas, as folhas a caírem das árvores (mentira! este ano começaram a cair em Julho....adiante!!) e a ESCOLA!!!! Sim, a Escola!!! É ver a bela da confusão no hipermercado, cada um com a sua lista de metro e meio, as birras "eu quero da Kitty!", "eu quero dos Morangos", "eu é mais dos vampiros..." e os pais a tentarem ir pelos produtos de marca branca que sempre são "mais em conta". Não está fácil, nada mesmo!!! Não se esqueçam de pedir a factura na caixa para pôr no IRS...

É em Setembro que nós, profissionais de educação, começamos a lufa-lufa de um novo lectivo, novos meninos, novos pais, novos projectos, novas leis, dar o tudo por tudo para que no fim, ou seja daqui a 9 meses, (o tempo da gestação de um bebé humano), como eu dizia, no fim corra tudo bem. Apetece-me aqui acrescentar para que daqui a 9 meses a tão reconhecida ESTRELA MICHELIN nos seja atribuída!!!
Ah!! Na educação não existem Estrelas Michelin, comentam prontamente os mais atentos e inteligentes, que não existem sei eu!!! Mas que deviam existir, lá isso deviam.
Afinal porque hão-de os cozinheiros, ou melhor, os CHEF de cozinha, receber tal estrela como prémio da excelência do seu trabalho e nós, que limpamos narizes ranhosos, desinfectamos arranhões, damos colo, catamos piolhos, ensinamos a recortar e aturamos os pais que em vez de irem ao psicólogo desabafam com a educadora do filho, não havemos de receber? Alguém me explica? E, por favor, não usem a conversa do "criar experiências únicas ao paladar", porque nós conseguimos criar experiências únicas para a vida!!!

Até já!!!

P.S.: A questão da Estrela Michelin chegou até mim este Verão, através do Chef Pedro Mendes (Consultor do Batista - Praia da Luz), que tem como meta profissional alcançar a reluzente estrela, e fez-me pensar que todas as classes profissionais deveriam ter a sua. Proponho que para nós, EDUCADORAS, seja a Estrela Diamante (Girl's Best Friend).


sábado, 4 de setembro de 2010

As Férias ...

Olá!
Consegui bater o meu recorde pessoal e estar ainda mais tempo do que a última vez sem escrever...Pois bem, obviamente não foi uma ausência programada e menos ainda. desejada...mas a verdade é que aconteceu. Mas cá estou eu de regresso.

"Férias passadas não movem trabalhos", sei que o ditado não é bem assim, mas parece-me bem adequado ao momento, as férias já terminaram, o trabalho recomeçou e o que nos move ou me move, pelo menos a mim, é a esperança de que para o ano há mais!!!

Foram umas férias portuguesas, passadas em território nacional, tal como o aconselhado pelo Sr. Presidente desta República. O calor imperou, a piscina também, escaldãozinho, gelados, melgas, sandocas, saladinhas, família, amigos, livros, muitos livros, sestas a meio da tarde, jantares bimbycos, feiras de artesanato, Havaianas no pé  e claro, muuuuuuuuuuuuuuuuuita PREGUIÇA!!!!

Nem tudo foi bom e perfeito, mas valerá a pena falar disso aqui? Todos temos problemas, o mundo que nos rodeia está cheio disso mesmo, desgraças...ganhamos mais em recordar o que correu bem. Certo? Certo!!!

Até já!!!