Quer queiramos ou não a ESCOLA mudou!! Para o bem e para o mal, verdade seja dita!!
Mas a verdade mais verdadeira é que a escola mudou, acima de tudo para ser DIFERENTE. Posso mesmo dizer que estou contente.
Passo a explicar: a escola desde à muito que não é só a instituição que ensina a ler, a escrever e a contar, passou a servir para depositar crianças das 7h30 às 19h30, ouvir os pais em desabafos mais ou menos íntimos (tipo consulta de psicologia, mas de forma gratuita), ensinar a tocar flauta e a falar inglês... só por piada não é tocar piano e falar francês (já não se usa...e as flautas são muito mais baratas que qualquer piano made in Taiwan), enfim...a escola tornou-se substituto dos pais, da família, melhor, tornou-se ela própria a casa das crianças...isto até poderia ser "bonito" se estivéssemos a falar de uma comunidade de crianças orfãs, aí faria todo o sentido ser a escola a desempenhar o papel principal, mas não. Muitas das nossas crianças até têm mais do que uma família, têm 2 ou 3, conforme o tipo de novo casamento que os pais decidiram ter após o divórcio da família inicial. Ainda assim,não é esta a NOVA EsCoLa a que me refiro como sendo DIFERENTE.
Esta ESCOLA DIFERENTE de que falo é a que finalmente dá resposta aos filhos que de alguma forma são diferentes, muitas vezes nem é na forma, porque por fora são iguais aos outros, no conteúdo é que muda.
E é este conteúdo que tem de ser trabalhado, de maneira a fornecer ferramentas para a vida real sem repetições maquinais, pois estas crianças por muito limitadas que sejam continuam a ter emoções, prazeres e gostos.
Existir uma "aula" em que brincamos às lojas, para estes alunos aprenderem e apreenderem, como se mexe no dinheiro, como se segue uma lista de compras, como se escolhe os produtos para não trocar manteiga por margarina, uma aula para "brincar" aos telefonemas para treinar como se convida alguém para lanchar, uma "aula" para cozinhar sem medo de sujar nem de errar, em que esmagar um ovo em vez de o partir não dá direito a nota negativa mesmo que o aluno já tenha 15 ou 16 anos, conseguir pôr a mesa depois de experimentar 2 ou 3 toalhas diferentes porque nenhuma parece ter o tamanho certo...e acima de tudo ter prazer em aprender.
Muito obrigada por esta oportunidade!!
Até já!
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